quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Eles não fariam isso com você

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Alguém já viu esse tal DNA?

Ele guarda todas as suas informações. Sabe mais de você do que você mesmo. Quer conhecê-lo? Faça essa experiência para conhecer  DNA de uma fruta muito saborosa:

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Ai como dói!

Descubra como seu cérebro funciona,com as histórias de  Roberto Lent e Flávio Dealmeida (Ciência hoje das Crianças) 
Quer saber a moral da história? Clica aqui.

domingo, 14 de agosto de 2011

Descubra como seu cérebro funciona,com as histórias de  Roberto Lent e Flávio Dealmeida (Ciência hoje das Crianças) 
Quer saber a moral da história? Clica aqui.

sábado, 13 de agosto de 2011

Que droga!

Descubra como seu cérebro funciona,com as histórias de  Roberto Lent e Flávio Dealmeida (Ciência hoje das Crianças) 

Vacinação

Crianças menores de 5 anos devem tomar a segunda dose da vacina contra a paralisia infantil neste sábado (13/8).  Mesmo quem já tomou a 1ª dose deve ser vacinado. Neste dia começa também a segunda etapa da vacinação contra o sarampo, que se estende até o dia 16 de setembro, para crianças de 1 ano a menores de 7 anos.
Aprenda mais sobre as vacinas  aqui.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Pra que serve o sono?

Descubra como seu cérebro funciona,com as histórias de  Roberto Lent e Flávio Dealmeida (Ciência hoje das Crianças) 
Conheça mais sobre os autores aqui
Pronto pra mais aventuras? Clica aqui.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Hora de descansar




Outras fotos bem bacanas aqui.

Papais do reino animal

Por: Fernanda Turino, Instituto Ciência Hoje/RJ  Texto retirado deste site aqui.
Quando vemos um filhote na natureza, geralmente ele está acompanhado somente da mãe, a responsável pela criação dos filhotes. Os machos quase nunca estão por perto. Mas, em algumas espécies, os papais têm papel fundamental na criação dos pequenos e merecem o título de super pai!
É entre os mamíferos que encontramos os papais mais dedicados, como é o caso, por exemplo, dos saguis, que dividem as tarefas com as mamães. “A fêmea alimenta os filhotes enquanto cabe ao macho carregá-los, transportando-os pelas árvores”, conta a pesquisadora da Universidade Federal do Pará Angélica Rodrigues. “As fêmeas de sagui normalmente têm dois filhotes a cada gestação. O macho sempre carrega um dos pequenos, enquanto a fêmea carrega o outro. Os bebês só trocam de colo na hora de mamar”.
Os cavalos marinhos também se destacam como pais fundamentais na criação dos filhotes. São eles que ficam “grávidos”: “Há uma bolsa no macho similar ao útero de uma fêmea de mamífero. Ela contém um fluido que fornece nutrientes e oxigênio aos ovos”, explica Angélica.
Mas os exemplos de paizões não param por aí. Os pinguins são pais dedicados – machos e fêmeas dividem a responsabilidade de manter o ovo sempre quentinho enquanto um dos dois vai buscar alimento. Os machos dos sapos de dedos azuis também são os responsáveis pelos ovos: eles devem vigiá-los para que os predadores não os ataquem. Outra tarefa que assumem é manter o ninho sempre limpo e hidratado. Para isso, fazem – eca! – xixi nos ovos. Pode parecer nojento, mas é para que os filhotinhos nasçam saudáveis e protegidos.
Agora diz aí: esses paizões merecem ou não um feliz dia dos pais?

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Amizade

Pra mostrar que a  amizade vale a pena...
Aqui um vídeo de um gato e um golfinho:

domingo, 7 de agosto de 2011

O silêncio das baleias



Cientistas que pesquisam as misteriosas baleias de bico de Blainville publicaram um estudo no qual concluem que esses mamíferos ficam em silêncio em águas rasas para evitar o ataque de predadores.
A espécie Mesoplodon densirostris tende a habitar regiões profundas dos oceanos, formando grupos pequenos, que não ultrapassam dez indivíduos.
A pesquisa, publicada na revista científicaMarine Mammal Science, é uma das primeiras a registrar como essas baleias se comunicam.
Além do bico característico, ela possui dentes, alcança até cinco metros de comprimento e pesa, quando adulta, cerca de 800 kg.Veja a proporção entre uma pessoa e a baleia :

Quer saber mais? Clica aqui
Como as baleias, em geral, produzem sons?
As baleias não produzem sons da mesma maneira que nós. As nossas cordas vocais não funcionariam tão bem debaixo d´água. As baleias produzem sons inalando ar através da cavidade nasal que fica em frente dos buracos respiratórios. Em baleias com dentes, os sistema de produção de sons envolve um arranjo complexo de tecidos de gordura. Nas baleias cachalotes e nos golfinhos, estas estruturas de som são tão grandes que elas possuem um evidente formato arredondado na testa. Os cientistas não entendem exatamente como funciona a produção de som das baleias, mas sabem que isso não se parece com nada conhecido no reino animal.
A poluição sonora e as baleias
As baleias jubarte e a maioria das outras espécies produzem uma vasta gama de sons diariamente. Muitas espécies parecem formar laços estreitos entre si e os sons talvez sirvam para que as outras saibam onde estão e o que estão fazendo. A água é excelente para conduzir o som e os sons das baleias podem ser muito altos, então, elas podem se comunicar através de centenas ou talvez milhares de quilômetros. Os especialistas estão preocupados que a poluição sonora causada por plataformas petrolíferas de perfuração em alto mar e outras atividades no oceano estejam abafando esses sons e obstruindo o sistema de comunicação de longa distância das baleias. (Tom Harris)
Ouça as baleias neste site.Mais informações aqui.
No site do Projeto Baleia franca, podemos acompanhá-las  na sua rota migratória. As baleias com filhotes também são identificadas.
Para descontrair, combata os arpões dos caçadores de baleias com esse joguinho.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011