quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Lixo espacial


O Satélite de Pesquisa de Alta Atmosfera (UARS, na sigla em inglês), que tem o tamanho de um ônibus e pesa seis toneladas, caiu na Terra na madrugada deste sábado.
A Nasa afirmou em um comunicado que o satélite caiu na Terra entre 0h23m e 2h09m (no horário de Brasília). "O momento exato da entrada na atmosfera e o local do impacto não são conhecidos com certeza", diz a nota. O local de entrada na atmosfera foi sobre o Oceano Pacífico.
De acordo com relatos de moradores no Twitter, fragmentos do equipamento caíram na região de Okotoks, uma cidade ao sul de Calgary, no oeste do Canadá. Antes de cair, sobrevoou, além do Canadá, a África e a Austrália.
A Nasa vinha informando que os restos do satélite deveriam se espalhar por uma área de 800 km e que não haveria riscos para a população.
O satélite UARS, levado à orbita em 1991, foi desativado em 2005 pela Nasa.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2011/09/24/nasa-satelite-de-seis-toneladas-cai-sobre-terra-925432087.asp#ixzz1ZIC78
Para acessar jogos  espaciais clica aqui.



Para mais jogos de astronomia aqui

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

A importância do sono

Todo mundo dorme todo dia, inclusive os bichos. Se a gente for somar o sono de cada dia, uma criança de 9 anos deve ter dormido um tempo total de 3 anos! Já pensou? Mas pra que serve todo esse tempo de sono?

O Sidarta Ribeiro, cientista do Instituto Internacional de Neurociência da cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, pesquisa esse assunto. E ele chegou à conclusão de que o sono é um fixador de memórias. Quer dizer: quando a gente dorme, as memórias do dia são fixadas no cérebro, o que facilita que lembremos delas no dia seguinte. Quem dorme mal ou vira a noite estudando tem mais dificuldade de lembrar do que estudou.

Por isso o Ptix se deu mal na prova, e a irmã dele não. O jeito é estudar durante o dia, e caprichar no sono de noite. (Do site CHC).

Os  animais  não humanos também precisam de sono, olha só:


Livro para iPad ensina a cuidar dos dentes

Tem vilão mais chato do que a cárie? No livro "A Guerra dos Mutans", criado pelo dentista Fábio Bibancos, que faz parte da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais, ela é causada por monstros chamados Mutans, que fazem um estrago na boca da família Rizo.

A história virou peça de teatro e agora aplicativo para iPad (baixe grátis em www.guerradosmutans.com).

Em uma das páginas, você passa o dedo e revela figuras escondidas. Também com seus dedos dá para entrar na guerra e combater os Mutans tocando em escova de dente, fio dental e flúor.

O livro no iPad aparece em duas versões: narrada (você pode apenas ver as ilustrações da artista Suppa e ouvir a história) ou com texto, para você mesmo ler.

A Guerra dos Mutans Ipad from Andre Mertens on Vimeo.

Você ainda pode participar de uma "guerra" contra os Mutans no Facebook. Na página A Guerra dos Mutans, a Turma do Bem quer chamar a atenção para a importância de cuidar dos dentes, e para que todos tenham acesso aos dentistas. Quem "curtir" a página, estará dando sua contribuição para essa batalha.

"É uma espécie de abaixo-assinado moderno", explica Bibancos. "Dar um 'curtir' é uma forma de se posicionar. Queremos discutir a saúde bucal no Brasil", completa o dentista e autor. (Folha de São Paulo-24/09/2011)