domingo, 31 de julho de 2011

Deserto gelado

 Imagine um lugar onde praticamente não chove, não há água potável líquida, nem vegetação... Um deserto não é mesmo? Mas imagine esse mesmo deserto coberto de gelo, mas com uma fauna rica. Com fósseis congelados no subsolo que podem contar a história da vida em todo o planeta... Esse lugar é a Antárdida.
Como a precipitação (chuva)  lá é muito pouca, e a água não está disponível de forma líquida, o continente gelado pode ser considerado um deserto.
Aqui no sul do Rio Grande do Sul faz muito frio.Mas lá na Antártida já foi documentada a menor temperatura do planeta , -89,6°C.
Aqui no sul usamos cachecol, casaco , blusão de lã para se proteger do frio. E no continente gelado? Lá é preciso usar camadas e mais camadas de roupas, casacos especiais e botas que não deixam passar o frio. É muito comum por lá acidentes com queimaduras DE FRIO e hipotermia. 
Será que vale tanto sacrifício? É claro que vale. Algumas pessoas passam temporadas na Antártida para pesquisar a fauna, a flora (líquens) e as condições climáticas da região. Astrônomos  e físicos viajam até lá para terem uma visão privilegiada do céu. Lé encontramos a águam mais pura do planeta, congelada a milhões de anos, além de fósseis e microrganismos que só se desenvolvem no frio.
A Antártida é tão importante quanto a Amazônia para entender o clima do Brasil. Também somos afetados pelos processos ambientais que ocorrem lá", diz o glaciólogo e professor da UFRGS Jefferson Cardia Simões.
O mais incrível é que há 40 milhões de anos, todo o território do continente gelado era formado por bosques e desertos muito quentes! Duvida? Então clica aqui.Os pesquisadores que passam um tempo por lá  devem realizar seu trabalho sem prejudicar o ambiente, por isso todo o lixo produzido pelas estações de pesquisa volta para o continente. Vários países possuem estações de pesquisa, pois a Antártida pertence a todos, e não pode ser explorada apenas por um país. Para isso foi criado o Tratado da Antártida.

Se quiser visitar o continente gelado, algumas agências de turismo fazem visitações em pequenas áreas, no verão. Nem todas as áreas são liberadas porque o acesso é difícil e também para evitar o impacto ambiental.As viagens , de turismo e de pesquisa , são feitas somente no verão, pois no inverno até o combustível do navio e dos aviões deixa de ser líquido, prejudicando o transporte.Além disso, os navios tem camadas extras de proteção no casco.
 Pronto para uma aventura gelada? 
Saiba como é a vida dos pesquisadores por . Aqui também .
Saiba como foi a chegada dos primeiros exploradores no lugar.
Visite o Museu Antártico em Rio Grande, que possui um modelo da estação de pesquisa brasileira no continente, com equipamentos, vídeos, meios de transporte...





sexta-feira, 22 de julho de 2011

Esta é uma das obras de Guido Daniele, um artista italiano que fez  pintou vários animais em mãos humanos. Pra quem gosta de idéias bacanas e de animais. Quer ver mais? Clica aqui.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Mais uma invenção do Sr. Wonka

Vocês conhecem o Sr.Wonka da Fantástica Fábrica de Chocolates?Pois então... essa invenção até parece coisa dele, que tinha aqueles doces malucos e deliciosos na fábrica.
O mais legal é que as loucuras do Sr. Wonka saíram do livro (e dos filmes) para a vida real. 
Um grupo de cientistas desenvolveu uma impressora que no lugar de tinta usa chocolate líquido!!!!!!!!!
A ideia é bem bacana: Você escolhe o formato do desenho e a impressora reproduz, mas não em cima de uma folha de papel, ela faz o que você quiser em formato 3D, ou seja, em três dimensões, olha só:
















Segundo o site Hyper science, Dr. Liang Hao, envolvido no projeto, diz que o que torna essa tecnologia especial é que os usuários serão capazes de projetar e fabricar seus próprios produtos, que a longo prazo poderiam ser desenvolvidos para ajudar os consumidores a projetar produtos de diferentes materiais.“De reproduzir a forma do brinquedo favorito de uma criança ao rosto de um amigo, as possibilidades são infinitas e limitadas apenas pela nossa criatividade”, conta."
Por que isso é tão bacana? Em algum tempo teremos impressoras domésticas com esse recurso, não só de chocolate,de outros materiais também, mas para fazer objetos de uso doméstico,comercial e etc.Tudo personalizado!Você poderá projetar seus próprios brinquedos, por exemplo e "imprimi-los" em casa.
Ainda duvida? O vídeo está em inglês, mas dá pra ver a impressora em ação:


Mais informações aqui.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Feliz dia do amigo!

Quer adotar um amigão felino ou canino? Se for pra ser amigo de verdade, clica aqui. 
Mais amigões esperando aqui também.







Quem conhece os bichos do mar de dentro?


Aventura no mar de dentro
Costa doce é a região em volta da Lagoa dos Patos, que na verdade é uma Laguna, pois tem comunicação com o mar. A Laguna e as outras lagoas aqui do sul formam um conjunto chamado mar de dentro.Nessa região ao sul do RS existem vários tipos de habitats para os animais e plantas, desde praias, banhados até campos. Lá existem muitos animais bem legais e curiosos.Para conhecer é fácil,se você mora nesta região é só olhar em volta, sempre tem um quero-quero  ou um cardeal por perto. Outros animais são mais difícieis de se ver, mas uma menina aqui do sul conseguiu ver vários deles, e ainda ajudou a combater a caça de animais silvestres.Irene foi passar as férias na casa da avó, que mora em São Lourenço do Sul, uma cidade bem bonita à beira da Laguna dos Patos, então... Clica na imagem  para ler a Aventura no mar de dentro
 O livro do link acima foi feito por causa de um grupo de artesãs que rteve uma idéia: Que tal fazer artesanato mostrando os bichinhos que vivem na costa doce do Rio Grande do Sul?
Elas então tem feito muito sucesso com quadros, jogos(memória, damas, jogo da velha), enfeites, almofadas, cachecóis, fantoches, dedoches... todos com motivos de animais aqui da nossa terra. Olha só:

Cardeal de pelúcia

Jogo da velha Capiré (Capivara contra Jacaré)

Jacaré do papo amarelo



Dedoches

No site do projeto Mar de dentro tem muito mais: xadrez, resta um, quebra cabeças...
Aventure-se!!!






terça-feira, 19 de julho de 2011

Acabou a bateria ? Que tal brincar com a energia solar?

Uma coisa chata que pode acontecer  no meio da brincadeira é a falta de energia. Não da sua energia, mas daquela usada pra ligar o PSP (playstation portátil),o celular e tudo mais que precise de energia elétrica.
O legal é que existem brinquedos (e muitas outras coisas) movidas a energia solar.
O sol libera sua energia luminosa, que é absorvida aqui na Terra pelas plantas. As plantas conseguem transformar a luz do sol em uma forma de energia que pode ser utilizada por elas essa transformação é chamada de fotossíntese.



Assim, quando nos alimentamos estamos absorvendo um pouquinho da energia que veio do sol , que foi transformada pelas plantas e que vai ser transformada novamente no nosso corpo... Ufa... trabalheira né?

Além disso a energia solar pode ser captada por painéis que conseguem aquecer a água, cozinhar alimentos (olha só aqui o fogão solar) e produzir energia elétrica para casas, eletrodomésticos e brinquedos!
O legal de usar a energia solar é que ela é mais barata e não gera impactos na natureza.
O fogão solar, por exemplo, é feito com sucata e evita que usemos o gás de cozinha (que é feito de peróleo e polui o ambiente).Confira no vídeo abaixo:





Aqui  outros exemplos de como fazer o fogão solar.
E os brinquedos?
Hoje em dia,em função da poluição, o certo é evitarmos usar aparelhos e brinquedos que precisem de pilhas, pois elas poluem o ambiente  pela sua composição química e por serem descartáveis. Por isso, é cada vez mais comum usar a energia solar como fonte para esses brinquedos.
Clica na imagem abaixo para conhecer alguns exemplos:



Aqui outros brinquedos bem legais que só dependem só da sua energia ou um pouquinho de energia solar, como esse planetário ou um carrinho movido a hidrogênio.

 Aqui ,uma barata e muitos outros brinquedos movidos a energia solar....

segunda-feira, 18 de julho de 2011

O ponto de vista da lagartixa


"Imagine um mundo invertido em que as pessoas caminham no teto das casas, no qual também estão cadeiras, mesa, sofá, TV... Pode parecer esquisito para você, que é um humano, mas, para uma lagartixa, isso é supernormal!

O "truque" dessa alpinista está nos dedos: há milhões de pequenas cerdas para que ela escale paredes sem cair.
Alguns pesquisadores estudam como funciona esse mecanismo, para tentar desenvolver algo parecido para os humanos. Já pensou poder subir na parede para pegar algo que está no alto?"
Continue lendo este artigo de Luciana Massarani e Daniel Loebman aqui.
Antes de cair de vassouradas em cima de uma lagartixa não esqueça: ela não tem veneno e ainda come vários bichinhos que podem infestar sua casa. Isso se chama controle biológico de pragas.

Leitura dinâmica

Ainda acha que ler um livro é chato? Ahhhhhhh   que pena!
Que tal tentar uma leitura diferente? Estão sendo lançados livros infantis para serem lidos em tablets, como o Ipad.
O mais legal é que os livros são interativos, o leitor pode interferir na história, desenhar...
Um bom exemplo são os clássicos "Chapeuzinho vermelho" e "Os três porquinhos"da editora Manati. No primeiro podemos escolher as roupas dos personagens e desenhar dentro da barriga do lobo! Já em "Os três porquinhos" o "leitor/usuário" escolhe o narrador: a mãe dos personagens ou o próprio lobo.Nela, um porquinho é biólogo, por isso vive em uma casa de palha. O outro é poeta e adora dar festas em sua casinha de madeira. Já o terceiro é um "porco de negócios" e vive em uma casa de tijolos superchique. 
As ilustrações são da talentosa Mariana Massarani.
Pra quem não tem um destes,tem como conferir  parte do conteúdo pela web.É o caso da revista Timbuktu, primeira revista do gênero para crianças.Lá podemos encontrar,entre muitas coisas,os picture books, como "A menina com a bolsa amarela". 


'The Girl with the Yellow Bag' by Maia Walczak with music by Amy Hiller from Maia Walczak on Vimeo.

Para conhecer outros títulos para tablets confira na folhinha.
Para baixar a revista Timbuktu para seu Ipad (é gratuito) clica aqui.
Então... ler  não é muito bacana?


domingo, 17 de julho de 2011

Uma escola de jogos






Chegaram as férias e se o tempo ajudar podemos curtir um solzinho, passear , andar de bike e td mais. Mas... e com tempo ruim? Uma opção são os jogos on line. Claro que isso você já sabia, afinal deve passar horas jogando na internet. Mas esses jogos que vou mostrar são muito legais.São de um site chamado Escola games, imagina só: uma escola em que a gente aprende jogando!!! Clica aqui pra conferir esses joguinhos bacanas.
Duvido de quem não goste de tabuada depois de jogar a Tabuada do Dino.Acertando as operações é liberado um jogo do estilo plataforma.
Pule o mais alto que puder com o Pega bolhas
Descubra a palavra escondida na Sopa de letrinhas
Prometo que não é nada chato, vai lá e depois me conta ...

sábado, 16 de julho de 2011

SOS Animais- Campanha


Em nosso mundo existem muitas pessoas e animais precisando de ajuda. Todos são seres vivos e importantes, sem distinção.Quer um exemplo? Quando castramos nosso gato ou cão de estimação evitamos que nasçam mais animais que precisarão de lares, comida, vacinas e etc. É difícil conseguir que todos os animais tenham um dono legal, muitos são abandonados e acabam ficando nas ruas se reproduzindo, contraindo e espalhando doenças para animais e pessoas.
Como solucionar este problema?

1-Adotando, apadrinhando ou ajudando a conseguir um lar para estes peludos
2-Castrando seus animais de estimação
3-Contribuindo em campanhas de castração

A SOS animais aqui de Pelotas tem uma campanha para continuar fazendo seu grande trabalho.Entre no site e confira:
" A SOS Animais lançou a campanha "MAIS CASTRAÇÃO = MENOS ABANDONO" com o objetivo de castrar, no mínimo, 40 fêmeas caninas e felinas por mês. Para isso, contamos com a colaboração de todos que se importam com o abandono de animais nas ruas de Pelotas e desejam fazer sua parte para amenizar esse problema. Quanto menos nascerem, menos estarão condenados a esse triste destino. " Paula Ferro secretária da SOS Animais

Para conhecer os peludos que esperam por um lar clique AQUI.

Leão Ariel




Voltando a blogosfera! Uma história me emocionou na quinta feira pela manhã: O leão Ariel deixou de andar. Figurinha fácil nos programas de domingo a tarde, o leão Ariel cresceu em meio às câmeras. Mostrou como os felinos podem ser dóceis e mansos sem perder sua realeza. Mostrou que família não é feita somente de humanos,mas que todos os seres vivos estão ligados e merecem compaixão. Agora ele precisa de ajuda.
Após uma queda o leãozinho deixou de andar, e pelas fotos dá pra ver que ele está sendo muito, mas muito bem cuidado,pois muitos exames e tratamentos foram feitos,descobriu-se uma doença degenerativa, mas parece que agora há uma esperança. No seu perfil do face tem as instruções de como contribuir, vai lá que é bacana.
Essa foto é da família do Ariel, que criou ele desde que ele estava na barriga da mamãe leoa. Sabiam que ele chupava os dedinhos de sua mãe humana quando era bebê mas hoje em dia ele prefere a mão toda!!! Procure conhecer essa história, é surpreendente e não tem como não ajudar!!!


quinta-feira, 14 de julho de 2011

Plantas saindo das paredes

Sem espaço para um jardim? Fala sério.. as plantinhas são seres tão resistentes que conseguem sobreviver em ambientes inacreditáveis... como a parede da sua casa, dá uma olhada


Esse site ensina direitinho como fazer. Ótimo projeto para as férias!!
Aqui mais exemplos legais

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Cogumelo luminoso



Aqui em casa eu tenho um abajur em formato de cogumelo, nada a ver com este que foi encontrado...

Segundo o site da BBC Brasil, "Pesquisadores encontraram no Piauí um cogumelo que emite luz e que tinha sido avistado pela última vez há quase 170 anos.A ciência ainda não desvendou o processo químico que permite que o fungo produza luz, nem a razão disso.

Uma das teses consideradas é a de que a luz é emitida para atrair insetos noturnos, ajudando os fungos a dispersar seus esporos para a reprodução. Outra diz que a luz atrai insetos predadores que atacam insetos menores que se alimentam do fungo."

Confere a notícia

Pra quem gostou da ideia da luminária tem pra vender aqui.

Quem quiser fazer um cogumelo de papel (o Toad do Mario Brothers) é só acessar esta página.


Não é o Bob esponja

Sabe o nome de um animal que pode ser confundido com uma pedra ou uma planta, mas apesar de parecido, não é nenhum dos dois?

Confuso?Dá só uma olhada:
As esponjas são animais sésseis, ou seja, ficam paradinhas no fundo do mar, tentando capturar comida. Nada a ver com o nosso amigo Bob esponja que se mexe sem parar, não é mesmo? Elas são ocas,geralmente cilíndricas e cheias de furinhos, por isso também são chamadas de PORÍFEROS.

Os gregos antigos já usavam esses animais como esponja para banho,e hoje em dia, várias podem ser usadas para obter medicamentos.
O biólogo Stephen Hillenburg é o criador do personagem Bob Esponja, ele adora mergulhar e fez todas as histórias dessa esponja maluca inspirado nas esponjas de verdade.
Quer saber mais? Acessa aqui.
Aqui tem um link sobre o uso das esponjas para curar doenças.
Agora que já aprendeste sobre os poríferos, divirta-se montando um boneco do Bob esponja aqui.

domingo, 10 de julho de 2011

Novidades periódicas



Já ouvi muitas reclamações a respeito da tabela periódica:é
chata, é difícil, complicada...
Gente, não precisa decorar não... o lance é entender, afinal ela foi feita para facilitar e não pra complicar!
Aqui tem uma tabela interativa bem bacana, com imagens de materiais e objetos feitos com os elementos. Tem até a foto de alguns cientistas...
Alguém já tinha imaginado como era a cara do Bório???

Confira aqui.
Muitos desses elementos estão mais próximos da gente do que se imagina.Olha na imagem os elementos que formam o corpo humano.

Pra se divertir um pouquinho outras tabelas com mais humor.
Aqui uma tabela com os personagens de vários jogos, bem bacana.
Pra encerrar, uma tabela bem artística, com as imagens inspiradas nos elementos químicos.

Pra quem não saca nada de química, um blog bem legal, de onde busquei as tabelas.