Como a precipitação (chuva) lá é muito pouca, e a água não está disponível de forma líquida, o continente gelado pode ser considerado um deserto.
Aqui no sul do Rio Grande do Sul faz muito frio.Mas lá na Antártida já foi documentada a menor temperatura do planeta , -89,6°C.
Aqui no sul usamos cachecol, casaco , blusão de lã para se proteger do frio. E no continente gelado? Lá é preciso usar camadas e mais camadas de roupas, casacos especiais e botas que não deixam passar o frio. É muito comum por lá acidentes com queimaduras DE FRIO e hipotermia.
Será que vale tanto sacrifício? É claro que vale. Algumas pessoas passam temporadas na Antártida para pesquisar a fauna, a flora (líquens) e as condições climáticas da região. Astrônomos e físicos viajam até lá para terem uma visão privilegiada do céu. Lé encontramos a águam mais pura do planeta, congelada a milhões de anos, além de fósseis e microrganismos que só se desenvolvem no frio.
A Antártida é tão importante quanto a Amazônia para entender o clima do Brasil. Também somos afetados pelos processos ambientais que ocorrem lá", diz o glaciólogo e professor da UFRGS Jefferson Cardia Simões.
O mais incrível é que há 40 milhões de anos, todo o território do continente gelado era formado por bosques e desertos muito quentes! Duvida? Então clica aqui.Os pesquisadores que passam um tempo por lá devem realizar seu trabalho sem prejudicar o ambiente, por isso todo o lixo produzido pelas estações de pesquisa volta para o continente. Vários países possuem estações de pesquisa, pois a Antártida pertence a todos, e não pode ser explorada apenas por um país. Para isso foi criado o Tratado da Antártida.
Se quiser visitar o continente gelado, algumas agências de turismo fazem visitações em pequenas áreas, no verão. Nem todas as áreas são liberadas porque o acesso é difícil e também para evitar o impacto ambiental.As viagens , de turismo e de pesquisa , são feitas somente no verão, pois no inverno até o combustível do navio e dos aviões deixa de ser líquido, prejudicando o transporte.Além disso, os navios tem camadas extras de proteção no casco.
Pronto para uma aventura gelada?
Saiba como é a vida dos pesquisadores por lá. Aqui também .
Saiba como foi a chegada dos primeiros exploradores no lugar.
Visite o Museu Antártico em Rio Grande, que possui um modelo da estação de pesquisa brasileira no continente, com equipamentos, vídeos, meios de transporte...
Saiba como foi a chegada dos primeiros exploradores no lugar.
Visite o Museu Antártico em Rio Grande, que possui um modelo da estação de pesquisa brasileira no continente, com equipamentos, vídeos, meios de transporte...
Nenhum comentário:
Postar um comentário